Infraestrutura e Serviços
O PGF está lotado no Instituto de Física e Química –IFQ, que desde 2014 conta com um moderno prédio, com salas individuais para todos os docentes, uma sala compartilhada para estagiários de pós-doutorado e professores visitantes, bem como de uma infraestrutura bem equipada para os laboratórios de ensino e pesquisa. Além disso, o Instituto dispõe de duas salas de alunos de pós-graduação, com mesas individuais por aluno, sendo uma das salas equipada com computadores pessoais, e duas salas de aula equipadas com projetores e ar condicionado. Os alunos contam também com cozinha e sala de café instalados exclusivamente para discentes. O IFQ também dispõe de um auditório (70 lugares) e um auditório (42 lugares), equipados com recursos multimídia e ar condicionado, para realização de seminários e eventos.
Fig. 1. Instituto de Física e Química (IFQ)
O LAC-UNIFEI é um laboratório multiusuário que conta com uma infraestrutura computacional que permite aos pesquisadores realizar diversas atividades em computação científica. Atualmente o laboratório conta com:
- 7 Workstations com 2 processadores QuadCore e 24Gb de RAM;
- O Cluster Giskard, com seis nós de cálculo com 40 CPUs a 2.20GHz e Memória (RAM) de 94.57GB, e um headnode com 4 CPUs a 1.87GHz e Memória (RAM) de 15.70GB, totalizando 244 processadores e mais de 500Gb de memória RAM;
- O cluster Orion com 120 CPUs QuadCore e 240GB RAM;
- Uma sala climatizada com 25m² de área onde se encontram as workstations além de espaço para reuniões e seminários de grupo.
Fig. 1. Cluster Giskard.
Fig. 2. Pico dos Dias – Brazópolis – MG – Brasil
Como instituição participante do Programa, com sede em Itajubá, o LNA dispõe de uma grande gama de laboratórios, além dos telescópios localizados no Observatório Pico dos Dias, que podem ser utilizados pelos docentes, discentes e colaboradores do PGF. A seguir, listamos os principais: Oficina Mecânica, Laboratório Óptico, Laboratório de Fibras Ópticas, Laboratório de Automação e controle, Laboratório de metrologia óptica.
Fig. 3. (À esquerda) Telescópio 1,6 m Perkin-Elmer. (À direita) Telescópio 0,6 m Boller & Chivens.
Fig. 4. (À esquerda) Telescópio 0,6 m Zeiss. (À direita) Telescópio robótico de 40cm (ROBO40).
O LTEBT possui uma infraestrutura de altos campos e baixas temperaturas que permite a investigação das propriedades de magneto-transporte de materiais avançados (semicondutores de gap estreito, isolantes topológicos e óxidos compostos) sendo a única no sul do estado de Minas Gerais com essa capacidade. O principal equipamento deste laboratório é o PPMS (Physical Property Measurement System) da Quantum Design. O PPMS foi projetado para realizar medições de magnetotransporte e efeito Hall, que pode operar na faixa de temperaturas de 1.9 K – 420 K e para campos de até 9T, utilizando bobina supercondutora resfriada com hélio liquido. O equipamento, que se encontra em operação desde 2015, funciona 24h por dia e 7 dias por semana, parando em intervalo de 2 meses para manutenção, permitindo assim um fluxo contínuo de pesquisadores. Atualmente, o equipamento tem recebido pesquisadores colaboradores do INPE (São José dos Campos), UFSCar e USP (IFUSP) desenvolvendo projetos conjuntos de orientação de alunos de mestrado e doutorado.
Fig. 5. Equipamento PPMS (Physical Propertie Measurent Sytems. Componentes: (1) Módulo de controle principal. (2) Módulo com Dewar e bobina supercondutora. (3) Cilindro de Gás Hélio 99,999%. (4) No-breaks para o módulo principal e compressores. O equipamento dispensa a existência de uma criogenia, já que funciona com circuito fechado de hélio e sistema de recuperação interno responsável pela liquefação do Gás Hélio.
É um laboratório multiusuário onde são realizadas caracterizações eletro-ópticas utilizando uma estação de efeito Hall que opera na faixa de temperaturas de 77 K – 300 K. Neste mesmo equipamento são realizadas medições de fotocondução nesta mesma faixa de temperaturas. Para a autossuficiência do laboratório, foi adquirido e instalado um liquefator de nitrogênio líquido da marca Kelvin, modelo NL84A tornando equipamento autossuficiente no quesito criogenia até 77 K.
Fig. 6. (À esquerda) Estação de Efeito Hall e Fotocondução. Bobina de até 1 T e criostato que opera com nitrogênio líquido. O Sistema automatizado. (À direita) Equipamento liquefator de nitrogênio, modelo NL84A, marca Kelvin, com dewar com capacidade para armazenar 50 litros.
No Laboratório de Sensores e Dispositivos são realizadas caracterizações elétricas em a.c. e d.c com dependência com a temperatura, caracterização óptica de filmes finos e substratos. O Laboratório conta com um Microscópio de Força atômica – AFM, Estação de Efeito Hall (6K), Espectrofotômetro UV/VIS/NIS e Spin coating.
Fig. 8. (À esquerda) Criostato em circuito fechado temperaturas de He líquido (i.e. 10 K) até 300 K. Eletroímã com fonte GMW ±0.8 T. (No centro) Microscópio de força atômica (AFM). (À direita) Analisador de impedância LCR.
O Laboratório conta com um microscópio eletrônico de varredura (MEV) da Marca Shimadzu, modelo Superscan SSX-550 com EDX.|
Fig. 9 (À esquerda) Microscópio eletrônico de varredura (MEV) da Marca Shimadzu, modelo Superscan SSX-550 com EDX. (À direita) Imagem realizada no MEV de uma amostra de PbTe dopada com BaF2 para investigação do efeito da dopagem da superfície da amostra.
O Laboratório de Investigações em Física Teórica (LIFT) tem como objetivo proporcionar um espaço de reuniões de trabalho e discussões para os pesquisadores das áreas de Teoria Quântica de Campos, Gravitação e Cosmologia, e Física-Matemática da UNIFEI. O LIFT consta com um acervo de livros científicos doados por nossos colaboradores, em particular, pelo Prof. José Martins Salim (pesquisador aposentado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas), uma sala comum para discussões e uma sala de reuniões equipada com multimídia.
Fig. 10. Laboratório de Investigações em Física Teórica (LIFT)
Sala para uso dos alunos de pós-graduação equipada com 20 baias com divisórias, quadro branco, mesa para discussões, e ar condicionado.
No IFQ existem duas salas de aulas da Pós-graduação equipadas com quadro branco, projetores e ar condicionado, com capacidade para 48 (C2258) e 20 pessoas (C2257) respectivamente.
Auditório para seminários e eventos com capacidade para 65 pessoas, equipado 2 quadros brancos, 2 Datashow, ar condicionado e mesa professor.
A biblioteca Mauá da UNIFEI é responsável por oferecer à comunidade universitária serviços e produtos de informação necessários ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como de acervo específico em cada área de atuação especifica. Além do acervo de livros e de periódicos, a biblioteca oferece diversos outros confortáveis espaços, como são: Área de Computadores para pesquisas; Salão de Leitura; Salas de estudo individuais e em grupo; Espaço para exposições; Coordenação, Secretaria e Processamento Técnico.
A UNIFEI disponibiliza para todos os docentes e discentes de graduação e pós-graduação um e-mail institucional (@unifei.edu.br) que permite uma maior integração com o Google G-Suites e Microsoft365.
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO
Prof. Alexis Roa Aguirre
alexis.roaaguirre@unifei.edu.br
COORDENADOR ADJUNTO
Prof. Eduardo Henrique Silva Bittencourt
bittencourt@unifei.edu.br
Colegiado
- Prof. Alexis Roa Aguirre
- Prof. Danilo Roque Huanca
- Prof. Marcelos Lima Peres
- Guilherme Roberto Tavares
Secretaria
- Ana Carolina de Siqueira Ferreira
- Atendimento presencial: Segunda-feira e Quarta-feira
- E-mail: prppg.ifq@unifei.edu.br
- Telefone: (35) 3629-1162