Programa de Pós-Graduação em Física

F.A.Q

1) O programa tem como componente obrigatória o estágio docência?

A atividade Estágio Docência é componente obrigatória para os alunos bolsistas.

2) Quais exames de proficiência em língua inglesa são aceitos e qual nível mínimo aceito no programa?

Para comprovar proficiência em língua inglesa, serão aceitos exames de proficiência na língua inglesa realizados em qualquer instituição independente que aplique teste de proficiência válido para pós-graduação no exterior e aceito por agências de fomento, ou exames de proficiência que sejam oferecidos pela PRPPG-UNIFEI.

3) Como funciona o aproveitamento de disciplinas?

O aproveitamento de créditos de disciplinas cursadas em outros Programas, inclusive de outras Instituições, bem como a concessão de equivalência entre disciplinas, deverá ser analisado pelo Colegiado e obter aprovação pela Assembleia. Para o reconhecimento de créditos, o discente deverá encaminhar pedido formal ao Coordenador do Programa, acompanhado de histórico escolar ou similar, e das respectivas ementas. No caso da concessão de equivalência entre disciplinas, deverá ser observada a carga horária das mesmas, não podendo ser considerada como equivalente as disciplinas que apresentem carga horária menor que àquelas apresentadas pelo Programa.

4) A componente Estudo Orientado deve ser feita com o orientador?

O discente poderá se matricular na atividade Estudo Orientado, uma vez aprovado o plano de trabalho de dissertação, e o docente responsável pela atividade será o seu orientador.

5) Para o ingresso no programa de pós-graduação a nota do EUF é aceita?

No momento, a nota do EUF não é aceita para ingresso ao Programa. O ingresso é via processo seletivo próprio do programa, divulgado a través de Editais de ingresso.

6) Caso tenha feito alguma disciplina em um programa de pós-graduação em outra universidade há a possibilidade de equivalência para o PGF?

Sim, é possível solicitar equivalência de créditos de disciplinas cursadas em outros programas de pós-graduação.

7) Se não tiver bolsa suficiente a todos que obtiveram nota mínima na prova de conhecimentos, há possibilidade de surgir outra bolsa e esta ser redistribuída?

Sim, havendo disponibilidade de novas cotas de bolsas, estas são distribuídas entre os candidatos classificados no Edital de bolsa vigente.

8) Em que época é feita a seleção do mestrado em Física da UNIFEI?

Os processos seletivos para ingresso e seleção de bolsistas acontecem duas vezes por ano, usualmente entre outubro a janeiro, para ingresso em março, e entre abril e julho, para ingresso em agosto.

9) Como é o processo de distribuição de bolsas de estudo?

As bolsas de estudo são distribuídas de acordo à classificação no processo seletivo, de acordo com a nota final dos candidatos, e em ordem decrescente.

10) Quantos créditos são obrigatórios no programa e como estes podem ser cumpridos?

Para integralização do curso, o aluno deverá completar 24 créditos entre disciplinas e atividades, sendo 1 (um) crédito equivalente a 15 (quinze) horas-aula. A única disciplina obrigatória é Mecânica Quântica. Os restantes dos créditos podem ser complementados com disciplinas optativas.

11) A universidade tem um exame de proficiência próprio gratuito ou o discente tem que fazer numa escola externa?

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) aplica uma prova de proficiência semestralmente, que qualquer discente de pós-graduação da UNIFEI pode realizar de forma gratuita.

12) Qual prazo máximo para a conclusão do mestrado com validade da bolsa?

O prazo de integralização do curso de Mestrado em Física é de 24 meses. As bolsas são concedidas por um ano, com possibilidade de renovação por mais um ano, de acordo com a Norma de Concessão de Bolsas da UNIFEI (ver menu: Normas e Resoluções).

13) O mestrado em Física possui exame de qualificação?

Não. O curso de Mestrado em Física da UNIFEI não exige exame de qualificação.

14) Para ser aceito no programa preciso escrever um projeto?

Não. Para ingresso no programa, o candidato deverá ser aprovado no processo seletivo de ingresso, porém a apresentação de um projeto não faz parte dos requisitos.

15) Caso seja aprovado no programa com bolsa, posso ter outras fontes de renda sem que isso prejudique o recebimento da bolsa?

Sim. De acordo com as portarias vigentes das agências de fomento e decisão administrativa da Assembleia do Programa, os alunos podem acumular bolsa de estudos com outros rendimentos (ver menu:Resoluções).

16) Trabalhar pode me tirar a bolsa caso tenha a pontuação igual a de outro participante?

Segundo instrução normativa da Comissão de Bolsas do PGF, o discente portador de vínculo empregatício só poderá ser bolsista se houver anuência do orientador e da Comissão de Bolsas do PGF. O bolsista de pós-doutorado poderá solicitar o acúmulo da bolsa, mediante anuência do supervisor, encaminhada para análise da Comissão de Bolsas do PGF. Compete à Comissão de Bolsas do PGF deliberar sobre as solicitações de acúmulo de bolsas, bem como avaliar a necessidade de remanejamento ou redistribuição de bolsas, observando as diretrizes das agências de fomento, e das normas de concessão de bolsas da UNIFEI. Serão priorizados os alunos de mestrado ou candidatos à bolsa de pós- doutorado no programa que não possuam vínculo empregatício ou outras fontes de renda para alocação das bolsas disponíveis.

Sobre o Curso

Coordenação

COORDENAÇÃO

Prof. Alexis Roa Aguirre

alexis.roaaguirre@unifei.edu.br

COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Eduardo Henrique Silva Bittencourt

bittencourt@unifei.edu.br

Colegiado

Secretaria

Rolar para cima
Pular para o conteúdo